quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Para sempre, série Os Imortais


Voltando ao assunto dos livros, eu já disse aqui que sou uma ávida leitora. Alguns de meus amigos me dizem que eu mais devoro do que leio os livros. Portanto vocês provavelmente vão ler muitos comentários sobre alguns dos quais tenho na prateleira.
A "bola da vez" é o livro Para Sempre, série Os Imortais, da autora Alyson Nöel, lançado em 30 de outubro de 2009. A nova aposta de romance seriado que vai emplacar, principalmente depois do fim da série Crepúsculo. Li e realmente gostei do livro, mas acredito que algumas críticas devem ser feitas.
Aliás, a crítica que quero fazer ao livro é um pecado de muitos e muitos outros livros: a falta de originalidade. Começando pelo mais óbvio de todos, a nova febre (apesar da relutância de muitos, como eu ;)) Vampire Diaries. O que muita gente não sabe é que a trilogia foi lançada em 1991, mas sem muito destaque internacionalmente. Ao relançar a série, a impressão que passou foi de uma certa pontinha de oportunismo, já que a série de Stephenie Meyer estourou nas livrarias de todo o mundo abordando a vida das mesmas criaturas místicas.
No entanto, acho o caso entre Vampire Diaries e Crepúsculo um pouco exagerado para comparar com Para Sempre. Acredito que posso tentar definir este último como uma salada saborosa de várias histórias já existentes, com um tempero a mais. A autora aborda não só o romance entre uma garota extremamente fechada e o cara mais desejado do colégio, a existência de seres não-humanos entre anos, mas também assuntos mais profundos como carma e reencarnação.
A série conta a história de Ever Bloom, uma jovem de 16 anos que possuia uma vida como a de muitas adolescentes (ligeiramente fúteis) de sua idade, até que sofre um acidente de carro em que perde os pais e a irmã mais nova, apenas ela sobrevive. Como se a dor da perda não fosse o suficiente, Ever tem também que lidar com novos dons que adiquiriu após o acidente, e que para ela soam mais como maldições: ela pode ouvir os pensamentos de todos à sua volta, consegue saber de toda a história da vida de qualquer um com apenas um toque e ainda por cima, vê a aura das pessoas.
Com tantos pesos em sua vida Ever adquire uma personalidade mais fechada, vai morar com a unica parente viva, a tia, e arranja dois amigos tão excluídos quanto ela na nova escola. Tudo, porém, parece mudar quando um novo e misterioso aluno surge na escola. Damen é bonito, inteligente, extremamente carismático e parece encantado por ela. A chegada desse novo personagem traz milhares de revelações sobre a vida e os poderes de Ever, com muitos trechos de tirar o folego e alguns toques de realidade.
Depois desse não tão breve resumo você deve ter percebido um pouco a falta de originalidade em alguns trechos. Garota orfã com poderes especiais (Harry Potter) conhece rapaz considerado perfeito, de ar misterioso, que provavelmente iria ignorá-la, mas direciona especial atenção a ela (Crepúsculo) e, para completar, a história apresenta a reencarnação como um ponto crucial (Vampire Diaries).
Mas devo admitir que é um daqueles livros que prendem a sua atenção e te fazem não querer mais dormir até terminar. Para quem ainda tem preguiça de ler: não é um livro extenso, mas não tem figuras, ok! XD Gostei muito e recomendo!

P.s: a série Os Imortais terá seis volumes. Por enquanto, aqui no Brasil, apenas o primeiro volume foi lançado, mas o segundo volume, Lua Azul (Blue Moon, lançado no ano passado nos EUA), tem previsão de ser lançado aqui em maio deste ano. Já nos EUA o terceiro livro, Shadowland, será lançado esse ano.

2 comentários:

  1. Mari...to te seguindo...ta muito lindo o teu blog!parabens...e nunca deixe de escrever!

    ResponderExcluir
  2. Bigada, Dielson!! *-* Fico mto feliz de saber que vcs estão gostando, não deixarei de escrever, pode deixar ;)

    ResponderExcluir