segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Sugestão musical: Fightstar

Se alguém aí quiser saber da minha opinião (o que seria meio óbvio se você está visitando esse blog), essa é uma banda que vale a pena escutar. Isso, óbvio, se você gosta de rock e estiver disposto a ouvir alguns gritinhos (não tão "inhos" assim).
A banda foi criada em 2003, na Inglaterra (berço da maioria dos verdadeiros astros do rock mundial). Os integrantes da formação original permanecem na banda, são eles: Charlie Simpson (vocal, guitarra e piano), Alex Westaway (vocal e guitarra), Dan Haigh (baixo) e Omar Abidi (bateria).
Se você tem a impressão que já ouviu o nome Charlie Simpson em algum lugar, não se assuste, é bem provável. Se você nunca ouviu esse nome, deixe-me explicar. Não, ele não participou do Big Brother ou qualquer reality show de sobrevivência, e muito menos do Britain's Got Talent (Ídolos do Reino Unido, o qual lançou a cantora Susan Boyle). Charlie foi integrante de uma das bandas adolescentes de maior sucesso no Reino Unido (expandindo-se por toda a Europa e pelos EUA), o trio Busted. Não pense que o Busted tinha alguma semelhança no estilo musical com o Fightstar. Enquanto o rapaz apresentava-se em um estilo mais "jovem galã", cantando pop punk no Busted, apresentava-se também com o Fightstar, interpretando músicas que vão do post hardcore, passando pelo rock alternativo, até o metal alternativo.
O loiro já participava do Busted desde 2001 (Não se assuste com a diferença na aparência). A partir de 2003 começou sua jornada dupla. No entanto, toda a rotina com as duas bandas, ainda com estilos tão diferentes, obrigou Charlie à optar por uma. Bom, a escolha é dedutível , já que vos escrevo de uma banda que está em plena atividade.
Assim acabou o Busted, em 14 de janeiro de 2005. Muitos dos fãs do trio passaram a odia-lo (muitos ainda odeiam =/ ), acusando-o de "abandonar o barco". Mas, sinceramente, não considero "abandonar o barco" quando você sai de uma banda que está no auge de seu sucesso, como era o Busted em 2005, para correr atrás do sucesso com uma banda que ainda era pouco conhecida.
A partir deste fato o Fightstar começar a trilhar seu próprio caminho. Como banda de rock alternativo, eles demoraram um pouco mais para garantir o reconhecimento e ainda não tem grande reconhecimento em nosso país.
A discografia da banda inclui três álbuns. São eles: Grand Unification (2006), One day son, this will all be yours (2007) e  Be Human (2009). Minha humilde observação é de que as músicas vem perdendo o estilo metal, são cançãos mais leves à cada CD.
A última faixa da banda que emplacou foi "A city on fire", que faz muitas críticas à Londres. Vale a pena assistir ao videoclip. Existem também várias outras que particularmente gosto muito, como Mercury Summer, Never Change, Whisperer, Tonight We Burn e Give me the sky (todas do último álbum) e várias outras menos recentes.
Quem quiser conhecer um pouco da combinação surpreendente da voz grave (belíssima) de Charlie Simpson com a voz mais suave de Alex Westaway e o ritmo empolgante da banda, pode ouvir algumas faixas na minha Vitrola aí ao lado ;) .

P.s: Sobre o Busted, não pensem que eu não gostava. Na verdade, gostei bastante do Busted desde a primeira música que ouvi ( Build me up buttercup, em parceria McFly). Infelizmente, só fui conhecer a banda no começo de 2008, ou seja, três anos depois de seu fim. Graças ao Busted, conheci o Fightstar, em 2009 e, para quem não sabe, o Busted foi a banda responsável pelo lançamento do McFly, que eu gosto muito. :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário