domingo, 14 de fevereiro de 2010

O pecado (e o prazer) da fofoca

Se você nunca foi vítima dela (sorte sua), aguarde, você será. Não querendo amaldiçoar seu destino ou qualquer coisa desse tipo, mas a fofoca parece ser um ritual pelo qual todo ser humano, infelizmente, terá que passar. Pode tentar qualquer estratégia: de ser sincera e transparente até não confiar seus segredos à ninguém, em algum momento você vai falhar e terá alguém à espreita disposto a ouvir o que você tem a dizer e espalhar para os outros 5.999.999.998 habitantes do nosso planeta.
É claro que ninguém pode condenar uma pessoa por contar à outros coisas que não lhe dizem respeito, isso, acredito eu, é algo relativo à qualquer ser humano. Contudo, torna-se um ato quase doentio quando você espalha toda e qualquer coisa que alguém lhe diga, à várias pessoas, principalmente se esse alguém confiou em você.
Em qualquer roda de amizades, sala de aula ou local de trabalho, existe aquela (ou aquelas) pessoa(s) à quem ninguém confia um segredo. Mas não existe pior tipo de fofoqueiro do que aquele que age como seu amigo e, na primeira oportunidade em que vocês se desentendem, espalha qualquer coisa que você tenha confiado à ele.
Agora, não venha me dizer também que você nunca, em toda sua vida, fofocou com alguém. Como eu disse antes, isso é totalmente natural na espécie humana. Mas, uma dica: evite. Fofoca é um costume que pode ser muito prazeroso, afinal, como seres sociáveis que somos, adoramos ter um bom assunto para discutir. No entanto, o resultado dela normalmente não é bom.
Pra começar, a fofoca normalmente provém de algum tipo de traição (já que não era pra ser contada a ninguém) ou como uma história mal contada, um grande "telefone-sem-fio" onde cada um acrescenta algo diferente. Depois acaba por esteriotipar determinadas pessoas, mais conhecido como "dar fama" à alguém. Quando esse alguém descobre a confusão está formada.
O que é mais irônico na fofoca é que, normalmente, quando alguém conta algo que não deveria, começa o discurso com "Não conta isso pra ninguém!...". Como se adiantasse! Pode apostar que quem contou para essa pessoa disse a mesma coisa.
Uma sugestão para quem é vítima da fofoca: ignore. Não adianta querer dar uma lição em cada uma das pessoas que fofocou sobre você, seria muito tempo gasto com inutilidades. Deixe que falem, os momentos em que nos preocupamos com algo que não nos diz respeito são exemplos de momentos em que mais perdemos tempo. Portanto, siga sua vida, e só tome alguma atitude se isso realmente lhe prejudicar.
O principal a saber sobre a fofoca é que ela passa ;)

2 comentários:

  1. Mt pom, principalmente em certas partes onde podemos obsrevar algumas "intertextualidades", ta mt pom mesmo pp *-*

    ResponderExcluir
  2. E graça a deus ela passa amiga...
    Uma coisa tenho que seguir do que voce falou, não ligar...
    ai ai , amiga, voce é a pessoa que sabe lidar melhor com a fofoca de todas que eu conheço...
    :D

    ResponderExcluir